casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

Por que os gânglios linfáticos inchados são um sinal de infecção?

Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos em forma de feijão que fazem parte do sistema imunológico do corpo. Eles estão localizados por todo o corpo, mas estão especialmente concentrados no pescoço, nas axilas e na virilha. Os gânglios linfáticos atuam como filtros, retendo bactérias, vírus e outras partículas estranhas que entram no corpo. Quando essas partículas ficam presas, os gânglios linfáticos podem ficar inchados e sensíveis.

Os gânglios linfáticos inchados são frequentemente um sinal de infecção. Isso ocorre porque quando o corpo está combatendo uma infecção, os gânglios linfáticos trabalham mais para filtrar as partículas nocivas. Como resultado, eles podem ficar inflamados e inchados.

Gânglios linfáticos inchados são mais comumente causados ​​pelas seguintes infecções:

- Resfriados e gripes
- Infecção na garganta
- Amidalite
- Infecções de ouvido
- Infecções de pele
- HIV
- Tuberculose

Em alguns casos, os gânglios linfáticos inchados também podem ser um sinal de uma condição médica mais grave, como o câncer. Se você estiver com gânglios linfáticos inchados que não desaparecem após algumas semanas, é importante consultar um médico para descartar quaisquer problemas médicos subjacentes.

Além da infecção, existem algumas outras causas potenciais de inchaço dos gânglios linfáticos, incluindo:

- Alergias: Os gânglios linfáticos inchados podem ser um sintoma de uma reação alérgica a alguma coisa.
- Medicamentos: Certos medicamentos, como penicilina e sulfas, podem causar inchaço dos gânglios linfáticos.
- Doenças autoimunes: Condições como lúpus e artrite reumatóide podem causar inchaço dos gânglios linfáticos.
- _Alguns tipos de câncer - incluindo linfoma, leucemia e câncer de mama:_ Os gânglios linfáticos em qualquer parte do corpo podem ser afetados quando o câncer se espalha dessa forma através dos canais do corpo.