casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O que é um mixoma?

Um mixoma é um tumor raro e não canceroso que se forma no coração. Pode ser encontrado nos átrios (as câmaras superiores do coração) ou nos ventrículos (as câmaras inferiores do coração). Os mixomas são geralmente lisos e redondos e variam em tamanho de alguns milímetros a vários centímetros.

Os mixomas são benignos, o que significa que não se espalham para outras partes do corpo. No entanto, eles podem causar problemas sérios ao bloquear o fluxo de sangue através do coração. Isso pode causar insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral ou outras complicações.

A causa exata dos mixomas é desconhecida, mas acredita-se que sejam causados ​​por uma mutação genética. Os mixomas são mais comuns em mulheres do que em homens e são mais frequentemente diagnosticados entre 30 e 60 anos de idade.

Os sintomas de um mixoma podem variar dependendo do tamanho e localização do tumor. Algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma, enquanto outras podem apresentar sintomas como:

* Falta de ar
* Dor no peito
* Fadiga
* Tontura ou tontura
* Desmaio
* Palpitações cardíacas
* Tosse
* Chiado no peito
* Dificuldade em engolir

Se sentir algum destes sintomas, é importante consultar o seu médico imediatamente.

Os mixomas são diagnosticados com base em exame físico, exames de imagem como ecocardiograma ou ressonância magnética e biópsia.

O tratamento de um mixoma geralmente envolve a remoção cirúrgica do tumor. Em alguns casos, medicamentos também podem ser usados ​​para tratar os sintomas.

As perspectivas para pessoas com mixomas geralmente são boas se o tumor for diagnosticado e tratado precocemente.