casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
Por que as pessoas têm um linfonodo inchado quando estão doentes?
Quando você está doente, seu corpo produz mais glóbulos brancos para combater a infecção. Esses glóbulos brancos podem se acumular nos gânglios linfáticos, causando inchaço. Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos em forma de feijão localizados por todo o corpo. Eles ajudam a filtrar bactérias, vírus e outras substâncias nocivas do sangue.
Os gânglios linfáticos inchados costumam ser um sinal de infecção, mas também podem ser causados por outras condições, como câncer ou doenças autoimunes. Se você tiver gânglios linfáticos inchados que não desaparecem após algumas semanas, é importante consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.
Aqui estão algumas das causas mais comuns de gânglios linfáticos inchados:
*
Infecção: Os gânglios linfáticos inchados costumam ser um sinal de infecção, como resfriado, gripe ou infecção de garganta.
*
Câncer: Os gânglios linfáticos inchados também podem ser um sinal de câncer, como leucemia, linfoma ou câncer de mama.
*
Doenças autoimunes: Os gânglios linfáticos inchados podem ser um sintoma de doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatóide.
*
Outras condições: Os gânglios linfáticos inchados também podem ser causados por outras condições, como alergias, HIV ou tuberculose.
Se você tiver gânglios linfáticos inchados, é importante consultar um médico se:
* O inchaço não desaparece depois de algumas semanas
* O inchaço é doloroso
* O inchaço é acompanhado por outros sintomas, como febre, perda de peso ou suores noturnos
O seu médico realizará um exame físico e poderá solicitar exames, como exame de sangue ou biópsia, para determinar a causa dos gânglios linfáticos inchados.