casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
O que são linfonodos mediastinais?
Os linfonodos mediastinais são aglomerados de tecido linfático localizados no mediastino, que é o espaço entre os pulmões no tórax. Eles desempenham um papel crucial no sistema imunológico do corpo, filtrando e monitorando o fluido linfático, detectando e retendo substâncias estranhas e iniciando uma resposta imunológica. Os gânglios linfáticos são interligados por vasos linfáticos, que transportam a linfa, um fluido que contém glóbulos brancos, por todo o corpo.
Existem vários grupos de linfonodos mediastinais, cada um com localizações e funções específicas:
1.
Gânglios linfáticos paratraqueais: Esses nódulos ficam próximos à traquéia (traquéia) e coletam linfa do pescoço, laringe e glândula tireoide.
2.
Gânglios linfáticos traqueobrônquicos: Localizados ao redor da traqueia e dos brônquios (vias aéreas para os pulmões), esses nódulos drenam a linfa dos pulmões, brônquios e estruturas próximas.
3.
Gânglios linfáticos broncopulmonares: Encontrados ao longo dos ramos dos brônquios nos pulmões, esses nódulos recebem drenagem linfática dos pulmões.
4.
Gânglios linfáticos pericárdicos: Situados perto do pericárdio (o saco que envolve o coração), esses nódulos coletam linfa do coração e das áreas adjacentes.
5.
Gânglios Linfáticos Mediastinais Posteriores: Localizados na parte posterior do mediastino, esses nódulos recebem linfa do esôfago, da aorta torácica (principal artéria do tórax) e dos tecidos circundantes.
6.
Gânglios Linfáticos Aortopulmonares: Encontrados na região onde a aorta e a artéria pulmonar (principais artérias do coração e dos pulmões) se separam, esses nódulos coletam linfa dos pulmões, do coração e das estruturas mediastinais.
Os gânglios linfáticos mediastinais são componentes essenciais do sistema imunológico. Eles ajudam na identificação e combate a infecções, filtrando partículas e detectando possíveis células cancerígenas ou anormalidades no fluido linfático. O aumento ou alterações no tamanho, forma ou textura dos gânglios linfáticos mediastinais podem indicar condições médicas subjacentes, infecções ou malignidades. Portanto, eles são monitorados de perto durante procedimentos de imagens médicas e biópsias podem ser realizadas para avaliar quaisquer anormalidades para diagnóstico e tratamento adequados.