casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
O que fazer se o linfoma de células do manto voltar
Se o linfoma de células do manto reaparecer após o tratamento, as próximas etapas dependerão de vários fatores, incluindo:
- O tipo de tratamento que você recebeu
- Sua saúde geral
- A localização e extensão do linfoma recidivante
O seu médico pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:
- Quimioterapia:Este é o tratamento mais comum para o linfoma recidivante de células do manto. Envolve o uso de drogas para matar células cancerígenas.
- Terapia direcionada:Esses medicamentos têm como alvo proteínas específicas que estão envolvidas no crescimento e na sobrevivência das células do linfoma das células do manto.
- Imunoterapia:Este tratamento ajuda o sistema imunológico do corpo a combater as células cancerígenas.
- Radioterapia:Esta terapia utiliza raios X de alta energia ou outros tipos de radiação para matar células cancerígenas.
- Transplante de células-tronco:Este procedimento envolve a infusão de células-tronco saudáveis no corpo para ajudar a medula óssea a produzir células sanguíneas novas e saudáveis.
- Ensaios clínicos:Estes estudos testam novos tratamentos para o linfoma de células do manto. Eles podem ser uma opção para pessoas com linfoma recidivante que não responde a outros tratamentos.
O objetivo do tratamento do linfoma recidivante de células do manto é controlar a doença e melhorar a qualidade de vida. Em alguns casos, é possível obter uma remissão completa, o que significa que todos os sinais da doença desaparecem. No entanto, o linfoma de células do manto costuma ser uma doença crônica que pode reaparecer com o tempo. Trabalhando com seu médico, você pode desenvolver um plano de tratamento adequado para você e que o ajude a controlar sua doença.