casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O que é adenoma da glândula adrenal?

Um adenoma da glândula adrenal é um tumor benigno (não canceroso) que se desenvolve nas glândulas supra-renais. As glândulas supra-renais são pequenas glândulas de formato triangular localizadas na parte superior de cada rim. Eles produzem hormônios que ajudam a regular o metabolismo do corpo, a pressão arterial e o sistema imunológico.

Os adenomas adrenais são geralmente pequenos e não causam sintomas. No entanto, em alguns casos, eles podem crescer e produzir quantidades excessivas de hormônios, o que pode levar a uma variedade de sintomas, incluindo:

* Pressão alta
* Diabetes
* Ganho de peso
* Fraqueza muscular
* Adelgaçamento da pele
* Fácil hematomas
* Excesso de pêlos no corpo
* Irregularidades menstruais
* Infertilidade

Se sentir algum destes sintomas, é importante consultar o seu médico para descartar um adenoma da glândula adrenal. Seu médico pode solicitar uma variedade de exames, incluindo exames de sangue, exames de urina e exames de imagem, para diagnosticar um adenoma da glândula adrenal.

O tratamento do adenoma da glândula adrenal depende do tamanho do tumor e da gravidade dos sintomas. Adenomas pequenos e não funcionantes geralmente não requerem tratamento. No entanto, grandes adenomas ou adenomas que produzem quantidades excessivas de hormônios podem precisar ser removidos cirurgicamente.

A cirurgia para adenoma da glândula adrenal geralmente é bem-sucedida na cura da doença. No entanto, em alguns casos, o tumor pode recorrer. Se o tumor reaparecer, pode ser necessária uma cirurgia adicional ou radioterapia.