casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

Como Zynlonta funciona para o linfoma de células B

Zynlonta (nome genérico:loncastuximabe tesirina-lpyl) é um tipo de medicamento de imunoterapia denominado conjugado anticorpo-fármaco (ADC). Os ADCs são projetados para atingir e destruir tipos específicos de células cancerígenas.

Como funciona o Zynlonta:
1. Direcionamento de anticorpos :Zynlonta é composto por um anticorpo monoclonal projetado especificamente para se ligar a uma proteína chamada CD19, que é encontrada na superfície das células B, incluindo células do linfoma de células B. Quando Zynlonta é injetado no corpo, ele circula na corrente sanguínea até encontrar e se ligar às células B positivas para CD19.

2. Entrega de Medicamentos :Uma vez que Zynlonta se liga à célula B positiva para CD19, ele libera sua carga citotóxica, que consiste em um medicamento quimioterápico chamado dímero de pirrolobenzodiazepina (PBD). O dímero PBD danifica o DNA das células B, levando à morte celular.

3. Efeito Espectador :Além de atingir e matar diretamente as células B positivas para CD19, Zynlonta também pode induzir um "efeito espectador". Quando as células B tratadas com Zynlonta morrem, elas liberam moléculas chamadas citocinas que ativam outras células do sistema imunológico, como células assassinas naturais (NK) e macrófagos. Essas células imunológicas ativadas podem ajudar a destruir ainda mais as células do linfoma de células B.

4. Estimulação do sistema imunológico :Zynlonta também pode estimular o sistema imunológico ativando as células T, que desempenham um papel crucial nas respostas imunológicas antitumorais. As células T podem reconhecer e atingir as células do linfoma de células B, ajudando a eliminá-las do corpo.

No geral, Zynlonta atua visando as células B positivas para CD19, fornecendo uma carga útil de medicamento citotóxico para matar essas células, estimulando o efeito espectador e ativando o sistema imunológico para ajudar a combater o linfoma de células B.