casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O que é mapeamento de linfonodo sentinela

O mapeamento do linfonodo sentinela é um procedimento cirúrgico usado para identificar e biopsiar linfonodos que drenam de um tumor primário. Isso é feito para determinar se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos e para ajudar a orientar o tratamento adicional.

Como é realizado o mapeamento do linfonodo sentinela?

O mapeamento do linfonodo sentinela é normalmente realizado como um procedimento ambulatorial. O paciente recebe anestesia geral ou anestesia local.

O cirurgião faz uma pequena incisão perto do tumor primário e injeta um traçador radioativo ou corante azul no tumor. O traçador ou corante viaja através do sistema linfático e se acumula nos gânglios linfáticos sentinela.

O cirurgião então usa uma sonda gama ou luz especial para identificar os linfonodos sentinela. Esses gânglios linfáticos são então biopsiados e removidos para exame microscópico.

Quais são os riscos do mapeamento do linfonodo sentinela?

O mapeamento do linfonodo sentinela é geralmente um procedimento seguro, mas existem alguns riscos associados a ele, incluindo:

* Infecção
*Sangramento
* Hematomas
* Inchaço
* Cicatrizes
* Danos aos nervos ou vasos sanguíneos próximos

Quais são os benefícios do mapeamento do linfonodo sentinela?

O mapeamento dos linfonodos sentinela pode ajudar a determinar com precisão se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos. Essas informações podem ajudar a orientar o tratamento adicional e melhorar o prognóstico do paciente.

O mapeamento do linfonodo sentinela também pode ajudar a reduzir a necessidade de cirurgias mais extensas. Se os linfonodos sentinela forem negativos para câncer, o cirurgião pode não precisar remover todo o grupo de linfonodos da área.

Quem é um bom candidato para mapeamento de linfonodo sentinela?

O mapeamento do linfonodo sentinela é normalmente recomendado para pacientes que têm um tumor primário com suspeita de disseminação para os gânglios linfáticos. O cirurgião considerará a saúde geral do paciente, o tipo de câncer e o estágio do câncer ao decidir se o mapeamento do linfonodo sentinela é a melhor opção.

O que acontece após o mapeamento do linfonodo sentinela?

Após o mapeamento do linfonodo sentinela, o paciente será monitorado de perto quanto a quaisquer complicações. O paciente pode receber antibióticos para prevenir infecções e analgésicos para controlar o desconforto.

Os resultados da biópsia normalmente estarão disponíveis dentro de alguns dias. O cirurgião discutirá os resultados com o paciente e recomendará tratamento adicional, se necessário.