casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
O que é um Coloboma?
Um coloboma é um buraco ou abertura em uma das estruturas do olho:a íris (a parte colorida do olho), a retina ou a camada coróide.
Os colobomas podem ocorrer em qualquer parte do olho, mas ocorrem mais comumente na parte inferior da íris. Eles podem variar em tamanho, desde defeitos pequenos e quase imperceptíveis até buracos grandes e abertos.
Os colobomas podem ser congênitos (presentes desde o nascimento) ou adquiridos (desenvolver-se mais tarde na vida). Os colobomas congênitos geralmente são causados por anomalias de desenvolvimento durante a gravidez. Os colobomas adquiridos podem ser causados por trauma, inflamação ou cirurgia.
Sintomas de um coloboma Os sintomas de um coloboma podem variar dependendo do tamanho, localização e causa do defeito. Os sintomas comuns incluem:
- Visão turva
- Sensibilidade à luz
- Visão dupla
- Flutuadores
- Visão periférica reduzida
- Estrabismo (olhos cruzados)
- Nistagmo (movimentos oculares rápidos e involuntários)
Tratamento para coloboma O tratamento do coloboma depende do tamanho, localização e causa do defeito. Colobomas pequenos e assintomáticos podem não necessitar de tratamento. No entanto, colobomas maiores ou mais graves podem exigir cirurgia para corrigir problemas de visão, melhorar a aparência ou aliviar os sintomas.
Cirurgia para coloboma O tipo de cirurgia realizada para o coloboma dependerá das características específicas do defeito. Os procedimentos cirúrgicos comuns para coloboma incluem:
- *Iridectomia*:Este procedimento envolve a remoção de uma parte da íris para criar uma nova pupila.
- *Coroidotomia*:Este procedimento envolve a criação de um orifício na camada coróide para aliviar a pressão na retina.
- *Cirurgia de retinopatia da prematuridade (ROP)*:Este procedimento envolve cirurgia a laser ou crioterapia (congelamento) para tratar bebês prematuros que desenvolveram ROP.
- *Cirurgia de transplante*:Em alguns casos, um coloboma pode exigir um transplante de íris ou retina saudável.
Prognóstico para coloboma O prognóstico do coloboma é variável e depende do tamanho, localização e causa do defeito. A maioria dos colobomas pode ser corrigida com cirurgia para proporcionar uma boa visão e uma aparência estética satisfatória. No entanto, alguns colobomas podem resultar em problemas permanentes de visão ou outras complicações.