casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O que é linfoma de células B?

O linfoma de células B é um câncer dos linfócitos B, que são glóbulos brancos que produzem anticorpos. Essas células fazem parte do sistema imunológico do corpo e ajudam a combater infecções. Os linfomas de células B podem se desenvolver nos gânglios linfáticos, na medula óssea, no baço e em outras partes do corpo.

Existem muitos tipos diferentes de linfomas de células B e cada tipo tem seu próprio conjunto exclusivo de sintomas e opções de tratamento. Alguns dos tipos mais comuns de linfomas de células B incluem:

- Linfoma não-Hodgkin:Este é o tipo mais comum de linfoma de células B. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos com mais de 60 anos. Os sintomas podem incluir inchaço dos gânglios linfáticos, perda de peso, febre e suores noturnos.
- Linfoma de Hodgkin:Este tipo de linfoma de células B é mais comum em adultos jovens. Os sintomas podem incluir gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e suores noturnos.
- Linfoma folicular:Este tipo de linfoma de células B é mais comum em adultos com mais de 50 anos. É caracterizado pelo aumento dos folículos, que são estruturas pequenas e redondas dentro dos gânglios linfáticos. Os sintomas podem incluir gânglios linfáticos inchados, perda de peso e fadiga.
- Linfoma de células do manto:Este tipo de linfoma de células B é mais comum em adultos com mais de 60 anos. É caracterizado pela proliferação de células do manto, que são um tipo de célula B encontrada na camada externa dos gânglios linfáticos. Os sintomas podem incluir gânglios linfáticos inchados, perda de peso e fadiga.

Os linfomas de células B podem ser tratados com uma variedade de métodos, incluindo quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante de células-tronco. As opções de tratamento dependem do tipo de linfoma de células B, do estágio da doença e da saúde geral do paciente.