casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O que são biópsias de linfonodos?

Uma biópsia de linfonodo é um procedimento para remover um linfonodo para exame ao microscópio. Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas em forma de feijão que fazem parte do sistema imunológico do corpo. Eles estão localizados por todo o corpo, mas os locais mais comuns para uma biópsia de linfonodo são pescoço, axila e virilha.

Biópsias de linfonodos são feitas para:

* Diagnosticar certas condições médicas, como câncer, infecção ou distúrbio autoimune
* Determinar o estágio de um câncer
* Monitorar a resposta ao tratamento
* Forneça uma amostra de tecido para testes adicionais

Existem diferentes tipos de biópsias de linfonodos, dependendo do motivo do procedimento. O tipo mais comum de biópsia de linfonodo é a biópsia aspirativa com agulha fina (PAAF). Durante uma biópsia de PAAF, uma agulha fina é inserida no linfonodo e uma pequena quantidade de tecido é aspirada. O tecido é então espalhado em uma lâmina de microscópio e examinado em busca de anormalidades.

Outro tipo de biópsia de linfonodo é a biópsia com agulha grossa. Durante uma biópsia com agulha grossa, uma agulha maior é inserida no linfonodo e um pequeno pedaço de tecido é removido. O tecido é então enviado a um laboratório para análise.

Em alguns casos, uma biópsia de linfonodo pode ser feita cirurgicamente. Isso geralmente é feito quando o linfonodo está aumentado ou há necessidade de remover todo o linfonodo.

As biópsias de linfonodos são geralmente consideradas procedimentos seguros. No entanto, existe o risco de infecção, sangramento e hematomas no local da biópsia. Em alguns casos, uma biópsia de linfonodo pode causar danos ao sistema linfático, o que pode causar inchaço no braço ou na perna.