Também conhecida como doença de Hodgkin, este tipo de câncer afeta o sistema imunológico . No passado , o linfoma de Hodgkin , o menos comum dos dois ( não-Hodgkin, sendo o outro ) , é utilizado para ser quase sempre fatal . Hoje o panorama é melhor. O prognóstico para o linfoma de Hodgkin será determinado pela idade e saúde geral de um indivíduo , bem como o quão cedo o câncer foi detectado.
Fatores de prognóstico em linfoma de Hodgkin
o prognóstico para o linfoma de Hodgkin é determinada por quanto o câncer se espalhou entre os gânglios linfáticos . No linfoma de Hodgkin , o cancro geralmente espalha pelo avanço gradual de um conjunto de nodos linfáticos para o próximo . Devido a isso, se os linfonodos afetados são removidos, há uma boa chance de evitar a propagação do câncer para outros grupos de gânglios linfáticos.
Estadiamento do linfoma de Hodgkin e Prognóstico
linfoma de Hodgkin
é classificado em termos de gravidade por etapas. Fazendo um prognóstico também será determinado pelo que estágio o linfoma é quando diagnosticado. Stage One define o câncer em um linfonodo ou do órgão enquanto Segunda Fase define o câncer encontrada em dois nós , ou em outros órgãos limitados ao desenvolvimento torso superior ou inferior. Terceira Fase define o câncer linfático que se espalhou para os gânglios em locais do tronco superior e inferior embora nenhum órgão estão ainda afetados. Estágio Quatro define como tendo câncer se espalhou para além dos gânglios linfáticos para outros órgãos , inclusive a medula óssea . Esta etapa é considerada avançada e prognóstico é pobre.
Fatores de prognóstico em linfoma não -Hodgkin Lymphoma
não-Hodgkin geralmente afeta as células brancas do sangue , linfonodos e o baço . O diagnóstico precoce aumenta a um prognóstico positivo, mas fatores adicionais, tais como onde o câncer foi encontrado, o quanto ele se espalhou ea idade geral e condição do paciente irá determinar o prognóstico. O prognóstico também será determinada pelo fato de gânglios linfáticos tratados encolher ou diminuir de tamanho . Relapse é bastante comum em casos de linfoma não-Hodgkin , mas novamente depende de subtipos de cânceres encontrados nos gânglios linfáticos .
Fatores adicionais associados com linfoma Prognóstico não-Hodgkin
Em alguns casos, uma pessoa diagnosticada com linfoma não -Hodgkin vai ser tratada com sucesso e entrar em remissão por um tipo de câncer , vulgarmente conhecido como NHL , apenas para ser mais tarde diagnosticado com outro tipo ou forma da doença . No entanto, a detecção precoce é um dos indicadores mais comuns no prognóstico favorável dos casos de câncer do tipo linfoma.
Prognóstico e Tecnologia
A tecnologia hoje permite aos médicos detectar tumores de câncer muito mais cedo . CT e PET pode detectar tumores cancerosos em mais casos do que aqueles que utilizam apenas raios-x para determinar um diagnóstico. A educação do paciente e de sensibilização , bem como o diagnóstico precoce eo tratamento oferece prognóstico mais positivo para todos os tipos de câncer linfático .