Antes do tratamento pode ser administrado , o estágio de DLBC deve ser determinada . Para o linfoma , o médico irá determinar quantas regiões dos nódulos linfáticos estão envolvidos , bem como a localização dos gânglios linfáticos envolvidos. Ele vai avaliar se outros órgãos estão envolvidos também.
Há quatro estágios da doença , denotadas com algarismos romanos ( I, II , III, IV) , sendo a fase mais grave IV . Na encenação , os sintomas também são observados , especialmente febre, perda de peso ou suores noturnos (chamados sintomas B ) , nem com a letra "A" colocado após o estágio (ou seja , IIA estágio ) para ausência de sintomas ou a letra " B" colocada após B o estágio se esses sintomas estão presentes (ou seja , a fase IIB) .
Tratamento de linfoma localizada DLBC
Para indivíduos com estágios iniciais de DLBC linfoma ( estágio I ou II ) , o tratamento normalmente consiste de combinação de quimioterapia com ou sem radiação . O regime de quimioterapia típica usada no linfoma DLBC é uma combinação de ciclofosfamida , doxorrubicina , vincristina e prednisona , conhecidos como CHOP . Este regime pode ou não pode ser determinado juntamente com uma droga chamada rituximab ( o regime é então conhecida como R- CHOP ) . A ciclofosfamida , doxorrubicina , vincristina e rituximab ( se for caso disso ) são administrados por via intravenosa, em momentos diferentes durante o mesmo dia , e prednisona é um medicamento oral feita durante cinco dias . Medicamentos são dadas a cada 21 dias, geralmente por três ciclos. Se a radioterapia é recomendado , é dado a cada dia , durante cinco dias , pelo menos, três a quatro semanas .
Treatment of Advanced DLBC linfoma
Para avançada linfoma DLBC , o tratamento padrão é a quimioterapia e imunoterapia . Novamente , R - CHOP é o esquema mais utilizado , mas é administrada ao longo de mais ciclos . Por exemplo , o indivíduo que recebe a ciclofosfamida , doxorrubicina , vincristina e rituximab no mesmo dia, mais tomar prednisona por via oral a cada cinco dias , durante 21 dias . No entanto , o paciente irá sofrer de seis a oito ciclos de este regime de quimioterapia contra as três ciclos recomendados para doença localizada .
Outros regimes de quimioterapia que podem ser utilizados para o linfoma DLBC avançado incluem BACOP ( bleomicina , adriamicina , ciclofosfamida , oncovina e prednisona ) , m - BACOD ( metotrexato , leucovorina , bleomicina , ciclofosfamida , vincristina e dexametasona ) , ProMACE /MOPP ( prednisona , metotrexato , leucovorina , doxorubicina , ciclofosfamida e etoposido ) e Macop - B ( metotrexato , leucovorina , doxorubicina , ciclofosfamida , vincristina , bleomicina, prednisona e sulfametoxazol-trimetoprim ) . Estes regimes têm complicado e esquemas de dosagem variável.
Quando submetidos a quimioterapia, é muito importante para monitorar efeitos colaterais, especialmente febre e baixa contagem de sangue , o que exige a admissão ao hospital para antibióticos. Muitos desenvolver náuseas, vómitos e /ou reação de hipersensibilidade tais como coceira ou ardência (geralmente com a administração pela primeira vez) .
Prognóstico e Relapse
Depois de receber tratamento, metade das pessoas com linfoma DLBC será curado . A chance de sobrevivência para os demais indivíduos é difícil de determinar. Sendo mais de 60 anos , ter um nível de lactato desidrogenase acima do normal , o estado fraco desempenho , Ann Arbor estágio clínico II e IV , e mais do que um local de doença extranodal envolvidos afetam negativamente a sobrevivência.
Triagem para DLBC recaída linfoma é importante . Relapse geralmente ocorre dois anos após inicialmente recebendo tratamento para DLBC . No entanto, no caso de recorrência , os indivíduos têm uma chance muito pequena de sobrevivência. Existem regimes de quimioterapia chamada " quimioterapia de resgate ", que pode ser julgado , seguido por altas doses de quimioterapia e transplante de células-tronco hematopoéticas autólogo , mas ainda assim o prognóstico é sombrio.