Segundo eHealthMD , trabalhando ou vivendo em um ambiente no qual ocorre a exposição química a solventes, pesticidas ou herbicidas pode aumentar o potencial para o desenvolvimento de linfoma. Outro químico conhecido que pode causar o desenvolvimento de linfoma é o nitrato , que pode contaminar a água . Estes produtos químicos são todos conhecidos por causar mutações no desenvolvimento de células , contribuindo para o crescimento de tumores cancerosos .
Doenças auto-imunes do sistema
Dr. Wendy Hu da Huntington Memorial Medical Center, Departamento de Oncologia , em Pasadena, Califórnia, diz que distúrbios do sistema auto-imunes específicas, como lúpus ou artrite reumatóide, pode ser um fator que contribui para o desenvolvimento de um linfoma pessoa . Potencialmente, isso pode ser devido ao fato de que estas condições são caracterizadas pelo sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo.
Drogas imunossupressoras
De acordo com Dr. Hu, imunossupressores podem afetar a capacidade do organismo para descartar as células saudáveis. À semelhança do que acontece com distúrbios do sistema imunológico , células defeituosas e mutados podem crescer em tumores cancerosos , como resultado de o sistema imunológico ser suprimida . Os imunossupressores são muitas vezes dado como parte do tratamento de quimioterapia para outros tipos de câncer ou como tratamento para doenças , como lúpus e artrite reumatóide.
Sistema imunológico enfraquecido
Outro fator que pode contribuir para o potencial de desenvolver linfoma é um sistema imunitário enfraquecido . Vírus como o VIH pode suprimir o sistema imunitário de modo a que não ataca adequadamente células potencialmente danificados ou que sofreram mutação . De acordo com o Dr. Hu várias outras infecções caem na mesma categoria que o HIV : Vírus de Epstein- Barr , a hepatite B e C , H. pylori e humana de linfócitos T tipo 1 do vírus ( HTLV1 ) . Epstein -Barr está associado com mononeucleosis e h pylori está associada com úlceras gástricas.
Idade e genética
Idade e genética também são fatores que contribuem para saber se uma pessoa irá desenvolver linfoma . Segundo o Dr. Hu, quanto mais velha a pessoa é o aumento da chance de desenvolver linfoma. O linfoma é uma condição que é mais provável de ocorrer em indivíduos que estão na faixa dos 50 anos e mais velhos do que em indivíduos mais jovens. Além disso, se uma pessoa tem uma história familiar de linfoma, há um aumento da chance de desenvolver câncer linfático.