células T , também conhecidas como linfócitos T , são um dos dois tipos principais de células brancas do sangue presentes no tecido linfático do corpo . As células T desempenham um papel importante no sistema imune . Eles são responsáveis por encontrar e destruir as células que foram infectadas com o vírus e para proteger o corpo contra bactérias e fungos . Pensa-se também que as células T ajudam a regular e fiscalizar a atividade de outras células do sistema imunológico .
Linfoma de células T Linfoma de células
T ocorre quando as células T que está sendo produzido por o tecido linfático são defeituosos , se tornam cancerosas , proliferam rapidamente e se espalhou por todo o corpo . As duas formas principais de linfoma de células T são o linfoma linfoblástico precursor T- , o que afeta as células T imaturas , e linfoma periférico de células T , que afeta as células T maduras. Embora a causa de muitos casos de linfoma de células T permanece desconhecida, o Vírus Humano Linfotrópico -1 ( HTLV-1) foi identificado como causador de uma forma particular da condição em células T maduras .
Precursor linfoma T- linfoblástica
linfoma Precursor T- linfoblástica é uma forma rara e agressiva de linfoma de células T , que afeta os linfócitos T que ainda não estão totalmente maduros. Esta forma da doença geralmente começa na glândula timo, localizado diretamente atrás do esterno no peito. Se um tumor se desenvolve na glândula timo , o indivíduo pode sofrer de uma série de sintomas que envolvem o tórax, incluindo dor e dificuldade para respirar .
Peripheral linfoma de células T
linfoma de células T periférica afeta células T que amadureceram . Como o linfoma T- linfoblástica precursor , é também uma forma extremamente rara de linfoma. Linfoma de células T periférico pode tomar uma variedade de formas, incluindo as que afetam a pele , as passagens nasais , o baço ou o trato intestinal de indivíduos com alergia ao glúten .
Tratamento
Ambos os principais tipos de linfomas de células T podem ser eficazmente tratados com combinações de drogas quimioterápicas . Algumas combinações envolvem três ou mais tipos diferentes de medicação quimioterapia , todos voltados para alvejar e matar os linfócitos T anormais que se dividem rapidamente . Tal como acontece com todos os tipos de câncer, detecção precoce e tratamento imediato é essencial no controle de linfoma de células T. A maioria das formas respondem muito bem ao tratamento nas fases iniciais da doença, mas muito menos depois de ter se espalhado por todo o corpo .