A destruição da medula óssea originais enfraquece o sistema imunológico e torna o paciente suscetível a infecções simples que um sistema imunológico saudável pode afastar as . Antes de enxertia a nova medula , os médicos podem colocar os pacientes em uso de antibióticos para conter a infecção , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Os médicos devem atacar agressivamente todas as infecções , porque o corpo é muito fraco para combatê-los sozinho.
Mucosite
Alguns pacientes transplantados sofrer danos na mucosa da boca e da garganta por causa da toxicidade da quimioterapia antes da transplantação . Esta condição, conhecida como mucosite , não é risco de vida, mas é doloroso e pode tornar difícil para beber e comer . Os médicos tratam mucosite com medicação para a dor , enxaguatórios bucais e infusões intravenosas , de acordo com o site da eMedicine .
Enxerto-versus -Host Disease
enxerto -versus- hospedeiro (DECH ) pode ocorrer se a nova medula óssea se torna o sistema imune contra o corpo do paciente , de acordo com o National Cancer Institute . O sistema imunológico recarregada vê o corpo do hospedeiro como material estranho que deve ser destruído como uma doença. Danos ao intestino , pele ou fígado pode resultar. Imunossupressores lutar GVHD mas pode resultar em efeitos secundários, tais como a inflamação , o tecido da cicatriz e fibrose . O lado positivo da GVHD é chamado de efeito do enxerto contra o tumor ( GVT ) , em que o novo sistema imunológico luta contra um tumor ou outra condição mais intensamente do que o sistema imunológico de idade poderia ter .
Outros Complicações
O processo de transplante de medula óssea pode produzir tais efeitos colaterais de curto prazo como erupções cutâneas , icterícia, diarréia , vômitos, perda de apetite , perda de cabelo , feridas na boca e fadiga. As complicações a longo prazo incluem cataratas, cânceres secundários , infertilidade e danos aos rins , fígado, coração e pulmões.