casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
Como o câncer de pulmão afeta o ciclo celular?
O câncer de pulmão pode afetar o ciclo celular de várias maneiras:
1.
Danos no DNA: A fumaça do cigarro, que é um importante fator de risco para câncer de pulmão, contém muitos agentes cancerígenos que podem danificar o DNA. Esse dano pode levar a mutações em genes envolvidos no ciclo celular, como genes supressores de tumor e oncogenes.
2.
Desregulação do ciclo celular: Mutações nos genes do ciclo celular podem interromper a progressão normal do ciclo celular, levando ao crescimento e divisão celular descontrolados. Por exemplo, mutações no gene supressor de tumor p53 podem impedir que as células sofram apoptose (morte celular programada) quando são danificadas, permitindo-lhes continuar a proliferar.
3.
Aumento da angiogênese: As células cancerígenas do pulmão produzem frequentemente factores que estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos (angiogénese). Esse aumento do suprimento sanguíneo fornece oxigênio e nutrientes ao tumor, permitindo que ele cresça e se espalhe.
4.
Metástase: As células do câncer de pulmão também podem sofrer metástase, que é a propagação do câncer de uma parte do corpo para outra. Este processo envolve o desprendimento de células do tumor primário, sua migração através da corrente sanguínea ou sistema linfático e sua colonização de outros órgãos.
No geral, o câncer de pulmão afeta o ciclo celular, causando danos ao DNA, interrompendo a regulação do ciclo celular, promovendo a angiogênese e facilitando a metástase. Estas alterações contribuem para o crescimento e disseminação descontrolados das células cancerígenas do pulmão.