casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

O que é um pulmão de livro?

Os pulmões dos livros são órgãos respiratórios encontrados em algumas espécies de aracnídeos, como aranhas, escorpiões e opiliões. Eles consistem em uma série de folhetos ou lamelas dispostos como as páginas de um livro. Essas lamelas são revestidas por uma rede de vasos sanguíneos e o ar é aspirado entre as lamelas por ação muscular. O oxigênio do ar se difunde pelas paredes finas dos vasos sanguíneos e é transportado por todo o corpo, enquanto o dióxido de carbono se difunde para fora dos vasos sanguíneos e é expelido pelos espiráculos.

Os pulmões dos livros são mais eficientes na extração de oxigênio do ar do que o sistema traqueal encontrado nos insetos, mas não são tão eficazes no transporte de oxigênio por todo o corpo. Como resultado, os pulmões livres são normalmente encontrados em animais de movimento lento que não requerem uma alta taxa metabólica.

Os escorpiões têm quatro pares de pulmões de livro localizados no mesossoma, enquanto as aranhas têm dois pares de pulmões de livro localizados no abdômen. Os opiliões possuem apenas um par de pulmões de livro, localizados no opisthosoma.

Os pulmões de livro são uma adaptação importante para os aracnídeos que vivem em terra, pois permitem que respirem ar. Sem os pulmões de livro, esses animais não conseguiriam sobreviver fora da água.