casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

O que é carcinoma de células escamosas?

O carcinoma de células escamosas (CEC) é um tipo de câncer de pele que afeta as células escamosas. As células escamosas são células planas, semelhantes a escamas, encontradas na superfície da pele. O CEC é o segundo tipo de câncer de pele mais comum, depois do carcinoma basocelular.

O CEC é causado pela exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol ou de fontes artificiais, como camas de bronzeamento. A radiação UV pode danificar o DNA das células escamosas, levando ao desenvolvimento de câncer.

O CEC pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço, braços e pernas. O CEC também pode ocorrer em áreas não expostas ao sol, como genitais, boca e garganta.

O CEC normalmente aparece como uma mancha vermelha e escamosa na pele. A mancha pode ser elevada ou plana e pode sangrar ou formar crostas. O CEC também pode aparecer como um crescimento semelhante a uma verruga ou como uma ferida que não cicatriza.

O CEC pode ser diagnosticado por biópsia, que é um procedimento no qual um pequeno pedaço de pele é removido e examinado ao microscópio.

O tratamento para o CEC pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia direcionada. O tipo de tratamento utilizado dependerá do estágio do câncer e da saúde geral do paciente.

O CEC pode ser prevenido evitando a exposição à radiação UV. Isso pode ser feito buscando sombra, usando roupas protetoras e protetor solar.