casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Qual é a estrutura e função dos pulmões?

Os pulmões são órgãos respiratórios emparelhados na cavidade torácica que desempenham um papel vital na troca de oxigênio e dióxido de carbono durante a respiração. Cada pulmão tem formato de cone, com a base apoiada no diafragma e o ápice estendendo-se em direção à clavícula. Os pulmões são circundados pelas membranas pleurais, que protegem o delicado tecido pulmonar. O pulmão esquerdo é ligeiramente menor que o direito para abrir espaço para o coração.

Aqui está uma visão mais detalhada da estrutura e função dos pulmões:

Estrutura dos Pulmões:

1. Lóbulos: Cada pulmão é dividido em lobos. O pulmão direito tem três lobos:o lobo superior, o lobo médio e o lobo inferior. O pulmão esquerdo tem dois lobos:o lobo superior e o lobo inferior.

2. Brônquios: A traquéia se ramifica em dois brônquios primários, um para cada pulmão. Esses brônquios primários se dividem em brônquios secundários e terciários, que se espalham pelos lobos dos pulmões.

3. Bronquíolos: Os brônquios terciários se ramificam em passagens aéreas menores chamadas bronquíolos. Os bronquíolos são revestidos por músculos lisos que podem contrair ou relaxar para regular o fluxo de ar.

4. Alvéolos: Os menores sacos de ar nos pulmões são chamados de alvéolos. Eles são revestidos por capilares (pequenos vasos sanguíneos) através dos quais o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados.

Função dos Pulmões:

1. Respiração/troca gasosa: A principal função dos pulmões é facilitar a respiração. Quando inspiramos, o ar entra nos pulmões pelo nariz ou pela boca, passa pela traqueia e brônquios e finalmente chega aos alvéolos. Nos alvéolos, o oxigênio do ar atravessa as paredes capilares e entra na corrente sanguínea. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono, um resíduo da respiração celular, passa da corrente sanguínea para os alvéolos e é exalado quando expiramos.

2. Produção de voz: Os pulmões também estão envolvidos na produção de som e fala. Quando o ar passa pela laringe, ou caixa vocal, as cordas vocais vibram, produzindo som. A forma e o tamanho do trato vocal e da boca modificam o som para produzir a fala.

3. Liberação de partículas transportadas pelo ar: O sistema respiratório ajuda a eliminar partículas transportadas pelo ar inaladas, como poeira, alérgenos e patógenos, por meio de mecanismos como tosse e espirro.

4. Regulação do pH do sangue: Os pulmões contribuem para manter o pH do sangue, regulando a quantidade de dióxido de carbono exalado. O dióxido de carbono combina-se com a água para formar ácido carbônico, que pode afetar o pH do sangue. Ao controlar os níveis de dióxido de carbono, os pulmões ajudam a estabilizar o pH do sangue.

No geral, os pulmões desempenham um papel crucial na respiração, na produção da voz e em várias outras funções essenciais para o bem-estar geral.