casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Porque é que o amianto pode ter maior probabilidade de contribuir para o cancro do pulmão em fumadores do que em não fumadores?

Existem várias razões pelas quais o amianto pode ter maior probabilidade de contribuir para o cancro do pulmão em fumadores do que em não fumadores:

1. Aumento da deposição de fibras de amianto nos pulmões :Fumar danifica os cílios, as minúsculas estruturas semelhantes a cabelos que revestem as vias respiratórias e ajudam a remover partículas estranhas, incluindo fibras de amianto. Com cílios danificados, é mais provável que as fibras de amianto se depositem profundamente nos pulmões.

2. Efeitos sinérgicos do amianto e da fumaça do tabaco :Tanto o amianto como o fumo do tabaco contêm substâncias cancerígenas que podem danificar o ADN e levar à formação de cancro. Quando uma pessoa é exposta ao amianto e ao fumo do tabaco, o risco de desenvolver cancro do pulmão aumenta muito porque os efeitos destes agentes cancerígenos são sinérgicos.

3. Resposta imunológica prejudicada :Fumar enfraquece o sistema imunológico, tornando-o menos eficaz no reconhecimento e destruição de células danificadas, incluindo aquelas que foram danificadas por fibras de amianto. Um sistema imunológico comprometido aumenta o risco de câncer de pulmão relacionado ao amianto.

4. Via comum de toxicidade :O fumo e a exposição ao amianto causam inflamação e estresse oxidativo nos pulmões. Esses processos podem danificar o tecido pulmonar e torná-lo mais suscetível ao desenvolvimento de câncer.

Devido a estes factores, os indivíduos que são fumadores e expostos ao amianto têm um risco significativamente maior de desenvolver cancro do pulmão em comparação com aqueles que estão expostos apenas ao amianto ou que são apenas fumadores.