casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
O que são pulmões ciliares?
Os cílios são estruturas minúsculas semelhantes a cabelos encontradas no trato respiratório, incluindo os pulmões. Eles ajudam a proteger os pulmões, filtrando poeira, pólen e outros poluentes que podem causar irritação e infecção.
Os cílios estão localizados na superfície das células que revestem as vias aéreas e batem constantemente em um movimento ondulatório. Esse movimento ajuda a mover o muco, que é uma substância pegajosa que retém poeira, pólen e outros poluentes, pelas vias respiratórias em direção à garganta, onde pode ser engolido ou tossido.
Além de filtrar os poluentes, os cílios também ajudam a hidratar as vias respiratórias, produzindo uma fina camada de líquido que evita que ressequem. Isto é importante para prevenir irritações e infecções.
Os cílios são essenciais para o bom funcionamento do sistema respiratório e qualquer dano a eles pode causar diversos problemas respiratórios. Por exemplo, fumar pode danificar os cílios e esta é uma das razões pelas quais os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver infecções respiratórias.
A fibrose cística é uma doença genética que causa a produção de muco espesso e pegajoso que pode obstruir as vias respiratórias e danificar os cílios. Isso pode levar a uma variedade de problemas respiratórios, incluindo pneumonia, bronquite e asma.
Bronquiectasia é uma condição que ocorre quando as vias aéreas ficam alargadas e danificadas. Isso também pode danificar os cílios e causar vários problemas respiratórios, incluindo pneumonia, bronquite e asma.