casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
O que é nódulo parenquimatoso pulmonar não calcificado?
Definição :
- Uma área focal de opacidade pulmonar <3 cm de tamanho, na tomografia computadorizada, que consiste inteiramente em parênquima pulmonar não calcificado, ou seja, sem calcificação identificável.
- Mais comumente, benigno e pode ser causado por uma variedade de coisas, incluindo infecção, cicatrizes, atelectasia e hamartoma.
- Pode ocasionalmente ser maligno. Às vezes, são necessários exames de imagem e/ou biópsia adicionais para diferenciá-los de nódulos pulmonares benignos.
Fisiopatologia :
- Pode ser causada por uma variedade de coisas, incluindo hamartomas, lesões inflamatórias (infecções, sarcoidose), lesões neoplásicas e lesões diversas (vasculares, de desenvolvimento, traumáticas).
- Mais comumente são decorrentes de processos pós-inflamatórios, incluindo infecções resolvidas (granuloma), fibrose intersticial e pneumonia em organização. Também pode ocorrer em associação com uma variedade de doenças do tecido conjuntivo (por exemplo, artrite reumatóide, esclerodermia, amiloidose).
- Aproximadamente metade dos nódulos pulmonares com diâmetro de 4-6 mm são hamartomas. Os hamartomas são geralmente lesões solitárias, redondas ou ovais, bem circunscritas e com aparência de "pipoca". Podem conter gordura e/ou calcificações. No entanto, muitos hamartomas também não são calcificados.
Significância Clínica :
- A maioria dos nódulos pulmonares não calcificados são benignos e nenhum tratamento é necessário.
- No entanto, o diagnóstico e o manejo dos nódulos pulmonares podem ser complexos.
- Em certos casos, são realizadas imagens de acompanhamento.
- Se o nódulo aumentar de tamanho, será necessária uma avaliação mais aprofundada para determinar a causa e recomendar o tratamento adequado.