casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
Quais órgãos e sistemas corporais são afetados pelo câncer de pulmão?
Órgãos e sistemas corporais afetados pelo câncer de pulmão O câncer de pulmão afeta principalmente os pulmões, que são responsáveis pelas trocas gasosas e pela oxigenação do sangue. A doença também pode se espalhar para outros órgãos e sistemas corporais através de vários mecanismos, incluindo invasão direta, disseminação linfática e metástase hematogênica. Aqui estão os principais órgãos e sistemas corporais comumente afetados pelo câncer de pulmão:
1. Pulmões: -
Tumor primário: O câncer de pulmão geralmente começa no epitélio brônquico, o revestimento das vias aéreas. Pode se manifestar como um único tumor ou múltiplos nódulos em um ou ambos os pulmões.
-
Obstrução de vias aéreas: Os tumores pulmonares em estágio avançado podem obstruir as vias aéreas, causando falta de ar, respiração ofegante e tosse persistente.
-
Efusão pleural: O câncer de pulmão pode levar ao acúmulo de líquido no espaço pleural, causando derrame pleural e sintomas como dor no peito, falta de ar e tosse.
2. Linfonodos: -
Gânglios linfáticos regionais: O câncer de pulmão freqüentemente se espalha para os gânglios linfáticos do mediastino, o compartimento central entre os pulmões. Os gânglios linfáticos aumentados podem obstruir as vias aéreas, vasos sanguíneos e nervos.
-
Gânglios linfáticos distantes: As células cancerígenas podem se espalhar para gânglios linfáticos distantes no pescoço, abdômen ou região supraclavicular (acima da clavícula).
3. Ossos: -
Metástase óssea: O câncer de pulmão geralmente metastatiza para os ossos, principalmente para a coluna, pelve, ossos longos e costelas. As metástases ósseas podem causar dor, fraturas e compressão da medula espinhal.
4. Cérebro: -
Metástase cerebral: O câncer de pulmão tem alta propensão de se espalhar para o cérebro. As metástases cerebrais podem resultar em sintomas neurológicos, incluindo dores de cabeça, convulsões, comprometimento cognitivo e déficits focais.
5. Fígado: -
Metástase hepática: O câncer de pulmão pode se espalhar para o fígado através da corrente sanguínea. As metástases hepáticas podem causar dor abdominal, icterícia, fadiga e perda de peso.
6. Glândulas Adrenais: -
Metástase adrenal: O câncer de pulmão pode metastatizar para as glândulas supra-renais, localizadas acima dos rins. As metástases da glândula adrenal podem produzir desequilíbrios hormonais, causando sintomas como a síndrome de Cushing ou a doença de Addison.
7. Coração e Pericárdio: -
Efusão pericárdica: O câncer de pulmão pode causar acúmulo de líquido no saco pericárdico, denominado derrame pericárdico. Isso pode causar dor no peito, falta de ar e insuficiência cardíaca.
8. Rins: -
Metástase renal: O câncer de pulmão raramente pode metastatizar para os rins, podendo levar à insuficiência renal e outras complicações.
É importante observar que os órgãos e sistemas corporais específicos afetados pelo câncer de pulmão podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do estágio e do tipo da doença.