casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Como os carcinógenos causam câncer de pulmão?

Os carcinógenos causam câncer de pulmão ao danificar o DNA das células dos pulmões. Este dano pode levar a mutações que dão origem ao crescimento celular descontrolado, que é a marca registrada do câncer.

Existem muitos tipos diferentes de carcinógenos, incluindo produtos químicos, radiação e vírus. Alguns dos carcinógenos mais comuns que causam câncer de pulmão incluem:

* Fumaça de cigarro :A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são cancerígenos. Esses produtos químicos podem danificar o DNA das células dos pulmões, levando a mutações que podem causar câncer de pulmão.
* Fumante passivo :O fumo passivo é a fumaça exalada por fumantes e depois inalada por não fumantes. Ele contém os mesmos agentes cancerígenos que o fumo passivo e também pode danificar o DNA das células dos pulmões, levando ao câncer de pulmão.
* Gás radônio :O radônio é um gás radioativo encontrado no ar e no solo. É a segunda principal causa de câncer de pulmão nos Estados Unidos. O gás radônio pode danificar o DNA das células dos pulmões, levando a mutações que podem causar câncer de pulmão.
* Amianto :O amianto é um mineral que já foi usado em muitos materiais e produtos de construção. É um conhecido agente cancerígeno e pode causar câncer de pulmão, mesotelioma e outros tipos de câncer.
* Cromo :O cromo é um metal utilizado em diversos processos industriais. É um conhecido agente cancerígeno e pode causar câncer de pulmão.
* Níquel :O níquel é um metal utilizado em muitos processos industriais. É um conhecido agente cancerígeno e pode causar câncer de pulmão.
* Arsénico :O arsênico é um metal encontrado em alguns alimentos e fontes de água. É um conhecido agente cancerígeno e pode causar câncer de pulmão.

Os carcinógenos podem causar câncer de pulmão ao danificar o DNA das células dos pulmões, levando a mutações que podem dar origem ao crescimento celular descontrolado. O risco de câncer de pulmão aumenta com o número de carcinógenos aos quais uma pessoa está exposta e com o tempo de exposição a eles.