casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Câncer de pulmão causado por nicotina e alcatrão?

A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo, principalmente o tabagismo. A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são conhecidos como cancerígenos, substâncias que podem causar câncer. Dois dos carcinógenos mais proeminentes na fumaça do cigarro são a nicotina e o alcatrão.

1. Alcatrão:
O alcatrão é uma substância pegajosa que se forma quando os produtos químicos da fumaça do cigarro se condensam. Ele contém mais de 40 agentes cancerígenos conhecidos, incluindo:
- Arsênico
- Benzeno
- Formaldeído
- Amônia
- Acroleína
- Naftaleno

O alcatrão danifica o DNA das células, levando a mutações que podem causar câncer. Também inibe os mecanismos naturais de defesa do corpo contra o câncer.

2. Nicotina:
A nicotina é a substância viciante do tabaco. Embora não seja diretamente cancerígeno, desempenha um papel significativo no desenvolvimento do câncer de pulmão. A nicotina paralisa os minúsculos pêlos (cílios) que revestem as vias respiratórias, facilitando o alcance do alcatrão e de outros agentes cancerígenos e danificando os pulmões. Além disso, a nicotina suprime o sistema imunológico, aumentando ainda mais o risco de desenvolvimento de câncer.

É importante observar que, embora o tabagismo seja responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão, os não fumantes também podem desenvolver a doença devido a fatores como exposição ao fumo passivo, gás radônio, amianto ou outros irritantes pulmonares. No entanto, a grande maioria dos casos de cancro do pulmão está diretamente ligada ao tabagismo.

A melhor maneira de reduzir o risco de câncer de pulmão é evitar totalmente a fumaça do tabaco. Parar de fumar pode melhorar significativamente sua saúde geral e reduzir o risco de câncer. Se precisar de ajuda para parar de fumar, existem vários recursos disponíveis, incluindo terapia de reposição de nicotina, aconselhamento e grupos de apoio.