casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Alguma escolha de estilo de vida está associada ao câncer de pulmão?

Fumar

- Fumar é a principal causa de morte evitável nos Estados Unidos. É responsável por mais de 480 mil mortes todos os anos, incluindo mais de 160 mil mortes por câncer de pulmão.
- A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são conhecidos como cancerígenos. Esses produtos químicos danificam o DNA das células pulmonares, levando a mutações que podem causar câncer.
- O risco de cancro do pulmão aumenta com o número de cigarros fumados por dia e com o número de anos que uma pessoa fuma.
- Parar de fumar em qualquer idade pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão. Quanto mais cedo uma pessoa desistir, menor será o risco.

Fumante passivo

- O fumo passivo é a fumaça exalada por um fumante ou que sai da ponta de um cigarro aceso. Ele contém os mesmos produtos químicos nocivos do fumo passivo e pode causar câncer de pulmão em não fumantes.
- As crianças expostas ao fumo passivo correm um risco aumentado de desenvolver cancro do pulmão e outros problemas respiratórios.
- A melhor forma de se proteger do fumo passivo é evitar locais onde é permitido fumar e pedir aos fumantes que fumem ao ar livre.

Exposição ao amianto

- O amianto é um mineral que já foi amplamente utilizado em isolamentos e outros materiais de construção. Agora é conhecido por ser cancerígeno e é responsável por cerca de 5% das mortes por câncer de pulmão nos Estados Unidos.
- As fibras de amianto podem ser inaladas e ficar presas nos pulmões, onde podem danificar o ADN das células pulmonares e causar cancro.
- O risco de cancro do pulmão devido à exposição ao amianto aumenta com a quantidade e duração da exposição.
- Não existe um nível seguro de exposição ao amianto. A melhor maneira de se proteger do amianto é evitar o contato com ele.

Gás Radônio

- O radônio é um gás radioativo encontrado naturalmente no solo. Pode infiltrar-se em casas e edifícios através de fissuras nas fundações ou através do abastecimento de água.
- O radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão nos Estados Unidos, depois do fumo. É responsável por cerca de 21.000 mortes por câncer de pulmão a cada ano.
- O risco de câncer de pulmão devido à exposição ao radônio aumenta com a concentração de radônio no ar e com o tempo de exposição da pessoa.
- A melhor maneira de se proteger do radônio é testar a presença de radônio em sua casa e remediá-lo, se necessário.

Outros fatores de risco

- Existem vários outros fatores de risco para câncer de pulmão, incluindo:
- Idade :O risco de câncer de pulmão aumenta com a idade.
- Gênero :Os homens têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pulmão do que as mulheres.
- Corrida :Os afro-americanos têm maior probabilidade de contrair cancro do pulmão do que os brancos.
- História familiar :Pessoas com histórico familiar de câncer de pulmão apresentam risco aumentado de desenvolver a doença.
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) :Pessoas com DPOC têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pulmão.
- Sistema imunológico fraco :Pessoas com sistema imunológico fraco têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pulmão.

Reduzindo seu risco

- Há uma série de coisas que você pode fazer para reduzir o risco de câncer de pulmão, incluindo:
- Não fume . Parar de fumar é a coisa mais importante que você pode fazer para reduzir o risco de câncer de pulmão.
- Evite o fumo passivo .
- Faça o teste de radônio . Se sua casa tiver radônio, remedie-o.
- Faça uma dieta saudável . Uma dieta que inclua muitas frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão.
- Faça exercícios regularmente . O exercício pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão, estimulando o sistema imunológico e reduzindo a inflamação.
- Mantenha um peso saudável . Estar com sobrepeso ou obesidade pode aumentar o risco de câncer de pulmão.
- Proteja-se de exposições ocupacionais . Se você estiver exposto ao amianto ou a outros agentes cancerígenos pulmonares no trabalho, tome medidas para se proteger.