casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Quem descobriu o câncer de pulmão?

A descoberta do câncer de pulmão não pode ser atribuída a um único indivíduo. A compreensão do cancro do pulmão como uma doença distinta desenvolveu-se gradualmente ao longo do tempo através do trabalho de muitos cientistas e médicos. No entanto, algumas figuras-chave na história da pesquisa do câncer de pulmão incluem:

Hermann Brehmer (1822-1889) :Brehmer, um médico alemão, é frequentemente considerado um dos primeiros a propor que o cancro do pulmão pode ser causado por factores ambientais, particularmente a poluição do ar e a má ventilação.

Walther Flemming (1843-1905) :Flemming, um citologista alemão, descobriu a mitose, o processo pelo qual as células se dividem. Seu trabalho lançou as bases para a compreensão do crescimento e disseminação das células cancerígenas.

Rudolf Virchow (1821-1902) :Virchow, um patologista alemão, fez contribuições significativas para o estudo da patologia, incluindo o estudo de tumores cancerígenos. Ele cunhou o termo “carcinoma” para se referir a certos tipos de câncer.

Carl Friedlander (1847-1887) :Friedländer, um médico alemão, é responsável pela identificação de um dos primeiros casos de câncer de pulmão primário durante uma autópsia em 1874.

Alonzo Clark (1807-1887) :Clark, um médico americano, publicou uma descrição detalhada do câncer de pulmão primário em 1878, com base em suas observações de um único caso.

Robert Koch (1843-1910) :Koch, um médico alemão, descobriu a bactéria que causa a tuberculose e também publicou um dos primeiros estudos clínicos abrangentes sobre o câncer de pulmão em 1888.

Foi através dos esforços colectivos destes cientistas e de muitos outros que a compreensão do cancro do pulmão, das suas causas e progressão se desenvolveu ao longo do tempo.