casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
Qual é o risco para a saúde do amianto?
O amianto é um grupo de minerais naturais que foram amplamente utilizados em materiais de construção, isolamento e outros produtos. No entanto, as fibras de amianto podem ser prejudiciais à saúde humana quando inaladas. Os riscos para a saúde decorrentes da exposição ao amianto incluem:
1. Asbestose: A asbestose é uma doença pulmonar progressiva causada pela inalação de fibras de amianto. É caracterizada por inflamação e cicatrizes no tecido pulmonar, causando falta de ar, tosse, respiração ofegante e redução da função pulmonar. A asbestose pode se desenvolver após exposição prolongada ao amianto, geralmente ao longo de muitos anos.
2. Câncer de Pulmão: A exposição ao amianto está fortemente associada a um risco aumentado de cancro do pulmão, particularmente adenocarcinoma e carcinoma de células escamosas. O risco de cancro do pulmão aumenta com o nível e a duração da exposição ao amianto. Fumar aumenta ainda mais o risco de câncer de pulmão em indivíduos expostos ao amianto.
3. Mesotelioma: O mesotelioma é um tipo raro de câncer que afeta as células mesoteliais que revestem os pulmões, abdômen ou coração. É causada quase exclusivamente pela exposição ao amianto e o risco aumenta com a intensidade e duração da exposição. O mesotelioma normalmente tem um longo período de latência e os sintomas podem não aparecer até décadas após a exposição ao amianto.
4. Outros tipos de câncer: A exposição ao amianto também tem sido associada a um risco aumentado de outros tipos de câncer, incluindo câncer de laringe, câncer gastrointestinal e câncer renal. No entanto, estas associações estão menos bem estabelecidas em comparação com o cancro do pulmão e o mesotelioma.
5. Placas Pleurais e Espessamento: As placas pleurais são espessamentos localizados da pleura, a membrana que reveste os pulmões. Embora não sejam cancerígenas, as placas pleurais podem indicar exposição anterior ao amianto. O espessamento pleural, por outro lado, pode restringir a função pulmonar e causar problemas respiratórios.
6. Problemas gastrointestinais: A exposição ao amianto tem sido associada a um risco aumentado de distúrbios gastrointestinais, como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), dor abdominal e diarreia. Os mecanismos exatos por trás desses efeitos não são totalmente compreendidos.
É importante observar que os efeitos do amianto na saúde dependem de vários fatores, incluindo o tipo de fibra de amianto, o nível e a duração da exposição, a suscetibilidade individual e cofatores como o tabagismo. Mesmo baixos níveis de exposição ao amianto podem representar riscos para a saúde e não existe um nível seguro de exposição conhecido.