casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
Quais fatores de risco contribuem para o câncer de esôfago?
O câncer de esôfago é um tipo de câncer que ocorre no esôfago, um tubo muscular que conecta a garganta ao estômago. Existem vários fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de esôfago, incluindo:
*
Idade :O risco de câncer de esôfago aumenta com a idade. A maioria dos casos ocorre em pessoas com mais de 55 anos.
*
Sexo: Os homens são mais propensos a desenvolver câncer de esôfago do que as mulheres.
*
Corrida: Os afro-americanos e os asiáticos têm maior probabilidade de desenvolver cancro do esófago do que os brancos.
*
Consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool é um importante fator de risco para câncer de esôfago. O álcool pode danificar as células do esôfago e torná-las mais suscetíveis ao câncer.
*
Uso de tabaco: Fumar cigarros, charutos ou cachimbos é um importante fator de risco para câncer de esôfago. Os produtos químicos da fumaça do tabaco podem danificar as células do esôfago e torná-las mais suscetíveis ao câncer.
*
Obesidade: Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver câncer de esôfago do que pessoas não obesas. A obesidade pode aumentar o risco de câncer de esôfago, causando inflamação e danificando as células do esôfago.
*
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): A DRGE é uma condição na qual o conteúdo do estômago retorna ao esôfago. A DRGE pode causar inflamação e danos às células do esôfago, o que pode aumentar o risco de câncer de esôfago.
*
Esôfago de Barrett: O esôfago de Barrett é uma condição na qual as células do esôfago são substituídas por células semelhantes às células do intestino. O esôfago de Barrett é uma condição pré-cancerosa e as pessoas com esôfago de Barrett correm um risco aumentado de desenvolver câncer de esôfago.
*
Infecção por papilomavírus humano (HPV): O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar câncer cervical, anal e orofaríngeo. A infecção por HPV também é um fator de risco para câncer de esôfago.
É importante observar que ter um ou mais desses fatores de risco não significa que você desenvolverá definitivamente câncer de esôfago. No entanto, é importante estar ciente desses fatores de risco para que você possa tomar medidas para reduzi-lo.