casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Asma grave e câncer de pulmão:qual é a ligação?

A asma grave e o câncer de pulmão estão relacionados de diversas maneiras.

- Primeiro, ambas as condições compartilham fatores de risco semelhantes . Isso inclui tabagismo, exposição ao fumo passivo, poluição do ar e histórico familiar de asma ou câncer de pulmão.

- Em segundo lugar, asma grave pode causar danos pulmonares , que é um fator de risco para câncer de pulmão. Esse dano pode ocorrer devido à inflamação e cicatrizes que ocorrem nos pulmões como resultado de ataques de asma.

- Terceiro, alguns dos medicamentos usados ​​para tratar a asma grave foram associados a um risco aumentado de câncer de pulmão. Estes incluem corticosteróides orais e beta-agonistas de ação prolongada (LABAs) inalados.

Embora o risco de câncer de pulmão seja maior em pessoas com asma grave, é importante observar que a maioria das pessoas com asma grave não desenvolve câncer de pulmão . O risco ainda é relativamente pequeno, mas é algo que as pessoas com asma grave devem estar cientes e tomar medidas para reduzir o risco.

Para reduzir o risco de desenvolver câncer de pulmão se você tiver asma grave:

- Pare de fumar se você fuma. Fumar é a coisa mais importante que você pode fazer para reduzir o risco de câncer de pulmão.

- Evite o fumo passivo. O fumo passivo contém muitos produtos químicos nocivos, incluindo aqueles ligados ao câncer de pulmão.

- Reduza sua exposição à poluição do ar. A poluição do ar pode irritar os pulmões e aumentar o risco de desenvolver ataques de asma e câncer de pulmão.

- Converse com seu médico sobre seus medicamentos. Se você estiver tomando corticosteróides orais ou LABAs, converse com seu médico sobre o risco de câncer de pulmão. Eles podem ajudá-lo a avaliar os riscos e benefícios desses medicamentos e a tomar a melhor decisão para sua saúde.

Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de pulmão se tiver asma grave.