casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer de Pulmão
O que saber sobre o rastreio do cancro do pulmão
O que é o rastreio do cancro do pulmão? O rastreio do cancro do pulmão é um teste utilizado para detectar cancro do pulmão em pessoas que não apresentam quaisquer sintomas da doença. Normalmente é recomendado para pessoas com alto risco de câncer de pulmão, como fumantes ou com histórico familiar da doença.
Como é feito o rastreio do cancro do pulmão? O rastreamento do câncer de pulmão geralmente é feito com uma radiografia de tórax de baixa dose ou uma tomografia computadorizada (TC). Uma radiografia de tórax de baixa dose é um tipo de raio X que usa uma dose de radiação mais baixa do que uma radiografia tradicional. A tomografia computadorizada é um exame de imagem mais detalhado que usa raios X e computadores para criar imagens transversais do corpo.
Quem deve fazer o rastreio do cancro do pulmão? A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF) recomenda o rastreamento do câncer de pulmão para adultos de 55 a 80 anos que fumam ou que pararam de fumar nos últimos 15 anos. Eles também recomendam a triagem de pessoas com histórico de exposição ao amianto ou outros carcinógenos pulmonares.
Quais são os benefícios do rastreio do cancro do pulmão? O rastreio do cancro do pulmão pode ajudar a detectar o cancro do pulmão numa fase inicial, quando é mais provável que seja curável. A detecção precoce do câncer de pulmão também pode levar a um tratamento menos invasivo e a uma melhor chance de sobrevivência.
Quais são os riscos do rastreio do cancro do pulmão? O rastreio do cancro do pulmão acarreta um pequeno risco de resultados falso-positivos, o que pode levar a ansiedade desnecessária e a mais testes. Há também um pequeno risco de exposição à radiação proveniente da radiografia ou tomografia computadorizada usada na triagem.
Com que frequência devo fazer exames de câncer de pulmão? A USPSTF recomenda o rastreio anual do cancro do pulmão para pessoas que cumpram os critérios de rastreio.
O que devo fazer se tiver um resultado de teste positivo? Se você tiver um resultado positivo no rastreamento do câncer de pulmão, seu médico recomendará mais exames para confirmar o diagnóstico. Esses testes podem incluir uma biópsia, um procedimento no qual uma pequena amostra de tecido é removida do pulmão para exame microscópico.
A detecção precoce do câncer de pulmão pode salvar sua vida. Se você apresenta alto risco de câncer de pulmão, converse com seu médico sobre se o exame de câncer de pulmão é adequado para você.