casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

Como lidar mentalmente com o câncer de pulmão inoperável

1. Reconheça seus sentimentos.

É normal sentir uma série de emoções após ser diagnosticado com câncer de pulmão inoperável, como choque, descrença, raiva, tristeza e pesar. Permita-se sentir essas emoções e não tente suprimi-las.

2. Procure ajuda profissional.

Conversar com um terapeuta ou conselheiro pode ajudá-lo a processar suas emoções e desenvolver mecanismos de enfrentamento.

3. Eduque-se sobre sua condição.

Quanto mais você souber sobre o seu câncer, melhor será capaz de tomar decisões informadas sobre seu tratamento e cuidados. Converse com seu médico, leia fontes confiáveis ​​de informação e conecte-se com outros pacientes com câncer de pulmão.

4. Estabeleça metas realistas.

Não tente fazer muito cedo. Estabeleça metas pequenas e alcançáveis ​​para você todos os dias e concentre-se no que você pode controlar.

5. Cuide-se.

Certifique-se de dormir o suficiente, seguir uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente. Essas coisas o ajudarão a manter seus níveis de força e energia.

6. Passe tempo com seus entes queridos.

Cerque-se de pessoas que amam e apoiam você. Passar tempo com seus entes queridos pode ajudá-lo a se sentir confortado e apoiado.

7. Encontre significado para sua vida.

Apesar do seu diagnóstico, ainda há um significado a ser encontrado em sua vida. O que te traz alegria? Pelo que você é apaixonado? Concentre-se nas coisas que fazem você se sentir vivo e conectado ao mundo ao seu redor.

8. Seja positivo.

É importante manter-se positivo e esperançoso, mesmo diante de um diagnóstico difícil. Uma atitude positiva pode ajudá-lo a lidar com o estresse, tomar decisões e combater o câncer.

9. Nunca desista.

Nunca perca a esperança. Sempre há novos tratamentos e terapias sendo desenvolvidos e você pode ser elegível para um ensaio clínico. Não desista até esgotar todas as suas opções.