casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

SIADH e câncer de pulmão de pequenas células:a ligação?

O câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) é um tipo de câncer de pulmão conhecido por estar associado a diversas síndromes paraneoplásicas, que são condições que ocorrem como resultado da presença do câncer no corpo. Uma dessas síndromes paraneoplásicas é a síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH).

SIADH é uma condição na qual o corpo produz muito hormônio antidiurético (ADH), o que leva a um aumento na reabsorção de água pelos rins e a uma diminuição na produção de urina. Isso pode resultar em vários sintomas, incluindo:

- Níveis baixos de sódio no sangue (hiponatremia)
- Fadiga
- Náusea
- Vômito
- Fraqueza muscular
- Confusão
- Convulsões
- Coma

No caso do CPPC, acredita-se que a SIADH ocorra como resultado da produção de ADH pelas próprias células cancerígenas. Isso ocorre porque descobriu-se que as células SCLC contêm receptores para ADH, o que lhes permite se ligar e responder ao hormônio. Esta ligação pode então levar ao aumento da produção de ADH e ao desenvolvimento de SIADH.

A ligação entre CPPC e SIADH está bem estabelecida e estima-se que até 20% dos pacientes com CPPC desenvolverão esta síndrome paraneoplásica. Portanto, é importante que os profissionais de saúde estejam cientes desta associação e monitorem o desenvolvimento de SIADH em pacientes com CPPC. O diagnóstico e tratamento precoces da SIADH podem ajudar a prevenir complicações graves e melhorar o bem-estar geral do paciente.