casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão

O que fazer após o tratamento do câncer de pulmão

Assistência médica

* Check-ups regulares. Após o tratamento do câncer de pulmão, você precisará consultar seu médico regularmente para verificar se há sinais de recorrência. A frequência dos seus exames dependerá do estágio do câncer, do seu plano de tratamento e da sua saúde geral.
* Plano de cuidados de sobrevivência. Seu médico deve desenvolver um plano de cuidados de sobrevivência para você que descreva os testes e exames que você precisará fazer, bem como as mudanças no estilo de vida que você deve fazer para reduzir o risco de recorrência.

Mudanças no estilo de vida

* Faça uma dieta saudável. Uma dieta saudável pode ajudá-lo a manter um peso saudável, reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar sua saúde geral. Comer uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais é importante. Você também deve limitar a ingestão de alimentos processados, carne vermelha e bebidas açucaradas.
* Faça exercícios regularmente. O exercício pode ajudá-lo a melhorar sua saúde cardiovascular, reduzir o risco de obesidade e melhorar seu humor. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.
* Pare de fumar. Fumar é a principal causa de câncer de pulmão. Se você fuma, parar é uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o risco de recorrência. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a parar de fumar, incluindo medicamentos para parar de fumar, aconselhamento e grupos de apoio.
* Limite sua exposição ao fumo passivo. O fumo passivo pode aumentar o risco de câncer de pulmão e outros problemas de saúde. Evite o contato com pessoas que fumam e peça aos fumantes que fumem ao ar livre.
* Proteja-se do sol. Os raios ultravioleta (UV) do sol podem danificar a pele e aumentar o risco de câncer de pele. Proteja sua pele usando protetor solar, óculos escuros e chapéu quando estiver ao ar livre.

Apoio emocional

* Converse com sua família e amigos. Falar sobre os seus sentimentos com os entes queridos pode ser útil para lidar com os desafios da sobrevivência ao cancro.
* Participe de um grupo de apoio. Os grupos de apoio podem proporcionar um senso de comunidade e uma rede de pessoas que entendem o que você está passando. Existem muitos grupos de apoio diferentes disponíveis para sobreviventes de câncer, incluindo grupos baseados no seu tipo de câncer, tratamento ou idade.
* Consulte um terapeuta. Um terapeuta pode ajudá-lo a lidar com os desafios emocionais da sobrevivência ao câncer, incluindo ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Assistência financeira

* Seguro de saúde. Se você não tiver seguro saúde, poderá ser elegível para programas patrocinados pelo governo, como Medicare ou Medicaid. Você também pode adquirir seguro saúde por meio de seu empregador ou do mercado de seguro saúde.
* Programas de assistência financeira. Existem muitos programas de assistência financeira disponíveis para sobreviventes de câncer, incluindo subsídios, empréstimos e bolsas de estudo. Você pode encontrar informações sobre esses programas através do seu médico, assistente social ou do Instituto Nacional do Câncer.