radiação usa radiação de raios- x para atingir diretamente e matar células cancerosas no pulmão. A radioterapia pode ser usada para encolher um tumor do pulmão de modo que pode ser removido cirurgicamente , para destruir as células do tumor no cancro inoperável ou geralmente aliviar os sintomas de cancro do pulmão . Pode ser utilizado sozinho , mas é muitas vezes utilizado em conjunto com a quimioterapia ou a cirurgia , nos casos em que o cancro do pulmão se espalhou para os gânglios linfáticos . Segundo o Dr. Editha Krueger , a radiação é normalmente usado para tratar pacientes com câncer de pulmão avançado ou inoperável .
Externo radiação
radioterapia por feixe externo utiliza fontes de radiação que são geradas externamente e destina-se a células cancerosas. É a forma mais comum de tratamento de radiação para câncer de pulmão , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. As células cancerosas se dividem rapidamente , por isso são especialmente vulneráveis à radiação que altera o seu DNA e os impede de se dividir. Tratamento de radiação externa é especialmente direccionada para entregar a radiação para as células cancerosas ao mesmo tempo proteger o tecido saudável circundante , tanto quanto possível . O tratamento pode durar até seis semanas ea maioria dos pacientes receberá sessões de tratamento , cinco dias por semana durante
radiação interna
radiação interna até meia hora. trata o câncer de pulmão através da colocação de material radioativo diretamente dentro ou próximo do tumor. A radiação pode ser implantado durante a cirurgia ou entregues através de tubos que atravessam o nariz para os pulmões . Tratamentos de radiação interna são normalmente menos do que os tratamentos externos intensiva em tempo , porque a radiação é mais perto da origem do cancro . No entanto, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer , a radiação interna é menos comumente usado no tratamento de câncer de pulmão.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do tratamento com radiação para câncer de pulmão pode variar de paciente para paciente . Segundo a Sociedade Americana de oncologia , radioterapia externa em si é indolor. Efeitos colaterais comuns incluem fadiga geral , irritação da pele , deglutição dolorosa e falta de ar . O tratamento de radiação só irá causar a perda de cabelo na área exposta à radiação , de modo que você pode perder o cabelo em seu peito, mas não vai perder cabelo em sua cabeça , a menos que você tem especificamente a radiação que visa o seu cérebro .
eficácia
Segundo o Dr. James D. Cox , a radiação externa mais eficaz para o câncer de pulmão envolve imagens tridimensionais para atingir precisamente o tumor com altas doses de radiação. Estes tratamentos podem ser tão eficazes como a remoção cirúrgica e são mais vulgarmente usado hoje em dia do que o tratamento bidimensional tradicional . Um estudo realizado no MD Anderson Cancer Center descobriu que 36% dos pacientes com câncer fase I pulmão viveu por cinco anos depois de receber o tratamento de radiação tridimensional , conhecido como 3D- CRT . Apenas 10 % dos pacientes que receberam o tratamento bidimensional tradicional viveu para a marca de cinco anos. Para aqueles com câncer de pulmão mais avançado , a radiação é mais eficaz quando combinado com a quimioterapia. De acordo com o FDA , a taxa de sobrevivência de cinco anos para o câncer de pulmão é de 14% .