A Agência de Proteção Ambiental afirma que os dados atuais são insuficientes para determinar que o granito usado em bancadas aumenta significativamente os níveis de radão interior , embora amostras individuais podem emitir níveis mais elevados. O solo debaixo de uma casa tipicamente emite mais radônio.
Testando sua casa para Radon
Você pode testar os níveis de radônio em sua casa com um kit de 25 dólares disponíveis em lojas ou online. Você também pode contratar um profissional radônio qualificado para fazer o teste e qualquer correção necessária . Níveis acima de quatro picocuries por litro ( que aumentam o risco de câncer de pulmão consideravelmente ). Você pode encontrar profissionais qualificados no site da Conferência dos directores do Programa de Controle de Radiação .
Testando sua bancada
Não existe um protocolo aceito para bancadas de teste para radiação . Produtos de granito não exigem esse teste . Isso pode ser feito com instrumentos especializados por profissionais treinados.
Regulamentos
Não existem regulamentos para bancadas em granito e suas emissões de radão ou radioterapia. A EPA continua a acompanhar investigação sobre este assunto e planeja atualizar seus avisos no futuro.
Perigo para os humanos
granito normalmente não emitem altos níveis de radônio e radioatividade , mas é difícil generalizar sobre os níveis de radão no interior casas com bancadas em granito. A EPA recomenda o teste de radão para todas as casas.