Enquanto a radiação destrói células cancerosas nos pulmões , a energia altamente concentrado usado no procedimento também tem o potencial de danificar as células circundantes. Este dano é o que produz efeitos colaterais de tratamentos de radiação para câncer de pulmão .
Tipos de efeitos colaterais
Alguns efeitos colaterais do tratamento de radiação para os pulmões são comuns a outros tipos de terapia de radiação e incluem a vermelhidão da pele , secura ou irritação no local da radiação e fadiga . Os efeitos colaterais que são exclusivos para o tratamento de radiação para a área do peito para os tumores , como câncer de pulmão incluem a perda de cabelo em seu peito , perda de apetite , inflamação do esófago e uma inflamação dos pulmões conhecidas como pneumonite por radiação .
Cronograma
os efeitos colaterais do tratamento de radiação para os pulmões pode não se desenvolver imediatamente após o tratamento , de acordo com a Sociedade Radiológica da América do Norte. Os casos de pneumonite de radiação geralmente duram duas a quatro semanas , explica a Sociedade Radiológica da América do Norte, enquanto a fadiga causada pela radiação tem potencial para durar até um ano, de acordo com a Clínica Mayo.
riscos
tratamento de radiação para os pulmões aumenta ligeiramente o risco de desenvolver outros tipos de câncer mais tarde na vida , relata a Clínica Mayo.
Soluções
medicamentos corticosteróides são frequentemente utilizados para aliviar a inflamação nos pulmões , explica a Sociedade Radiológica da América do Norte. A American Cancer Society relata que uma dieta equilibrada e sono adequado são passos importantes para reduzir os efeitos colaterais do tratamento com radiação.