gás radão não tem um efeito perceptível sobre os sentidos humanos , que é uma razão que é tão perigoso. Você não pode sentir o cheiro ou ver radônio, e, portanto, você não tem nenhuma maneira de detectar fisicamente sua presença . Na verdade, o gás radônio é onipresente , e respirá-lo constantemente. No entanto, mesmo quando está em níveis perigosos que podem ter um efeito de saúde em seres humanos , não haverá efeito imediato sobre os seus sentidos ou respiração. Similar ao tabagismo , é a exposição a longo prazo ao radão que causa problemas de saúde.
Radon e Lung Cancer
Radon é uma forma de radiação ionizante , e quando é respirado em níveis elevados ao longo de determinados períodos de tempo , pode causar câncer de pulmão. De acordo com a Clínica Mayo , a exposição ao gás radão é um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão , e da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA ) afirma que o radão é a principal causa de câncer de pulmão para não-fumantes .
níveis de gás radônio
Radon ocorre naturalmente em todos os lugares , e em níveis baixos não tem efeitos na saúde dos seres humanos. No entanto, quando se infiltra através do solo e fica contido em uma estrutura como um porão de casa, ele pode chegar a níveis que, com a exposição regular colocá-lo em risco de desenvolver câncer de pulmão. A EPA afirma que os riscos de saúde para os seres humanos ocorre quando o nível de radônio é medido a 4 pCi /L ( pico Curie por litro) ou mais. Idealmente, eles recomendam que os níveis de radônio em residências ser mantidos a menos de 2 PCI /L para evitar os riscos para a saúde da exposição ao radão .