Radon está presente em toda a atmosfera. Em níveis baixos , o radão não é perigoso para os seres humanos.
Radon é produzido quando o urânio presente no solo se rompe e é liberado como um gás que sobe do chão. Radon também está presente na água que normalmente tem sido bombeada do subsolo, onde entra em contato com o solo rico em urânio.
Radon também está presente em materiais de construção , como granito , xisto e fosfatos.
Contaminação
o Instituto Nacional do Câncer , explica que o gás radônio pode tornar-se preso em edifícios, como casas e escolas , e é especialmente prevalente do porão para o terceiro andar . Gás radão pode entrar através de rachaduras e buracos nas fundações. Quando radônio entra em uma casa , ele pode ficar preso em salas hermeticamente fechado ou bem isolados , levando a vida dos moradores em salas com níveis elevados de radônio.
Medidas
O Cirurgião Geral dos EUA e da EPA recomendam testes casas e edifícios baixos , como escolas para os níveis de radão para decidir se os tratamentos são necessários para manter a saúde dos ocupantes . A EPA diz que o radão é medido em cúrias pico por litro (ICP /l) com uma medida de 4 ou acima de ser uma leitura perigosamente alta .
Câncer
De acordo com a EPA , o câncer de pulmão é causada por níveis elevados de radônio, como as formas de gás partículas que os ocupantes dos edifícios afetados respirar. Estas partículas de radão são inalados para os pulmões , onde se unem ao forro e emitem pequenas explosões de energia , danificando o forro do pulmão , levando ao câncer de pulmão ao longo da vida .
Engolir partículas de radônio na água é comum causa de câncer de estômago.
Research
o Instituto Nacional do Câncer diz que a ligação entre o radônio e câncer de pulmão foi descoberto quando os cientistas começaram a pesquisar as causas de morte em urânio mineiros subterrâneos e notou a alta proporção que morreu de câncer de pulmão .