casa | | Informação em Saúde > | câncer | O cancro do fígado
As pessoas morrerão de câncer de fígado se decidirem ser alcoólatras para sempre?
É verdade que o consumo excessivo e prolongado de álcool pode aumentar o risco de desenvolver cancro do fígado. O álcool é metabolizado no fígado e, com o tempo, o consumo excessivo de álcool pode danificar as células do fígado e causar inflamação, cicatrizes (cirrose) e, eventualmente, câncer de fígado.
A probabilidade de desenvolver câncer de fígado devido ao consumo de álcool depende de vários fatores, incluindo a quantidade e a duração do consumo de álcool, a suscetibilidade genética individual e a saúde geral. Embora nem todas as pessoas que bebem muito desenvolvam cancro do fígado, o risco aumenta significativamente com o nível e a duração do consumo de álcool.
De acordo com a American Cancer Society, o álcool é o segundo principal fator de risco para câncer de fígado em todo o mundo, depois da infecção pelo vírus da hepatite B. Estima-se que o consumo de álcool seja responsável por aproximadamente 20-30% dos casos de câncer de fígado em todo o mundo.
É importante observar que o câncer de fígado é uma doença complexa com múltiplos fatores contribuintes, e o consumo de álcool é apenas um deles. Evitar ou limitar a ingestão de álcool, juntamente com a manutenção de um estilo de vida saudável, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver cancro do fígado.
Se você está preocupado com o consumo de álcool ou com o impacto potencial na sua saúde, é aconselhável consultar um profissional de saúde para orientação e apoio.