casa | | Informação em Saúde > | câncer | O cancro do fígado
Conversão de t4 em t3 no fígado?
Tiroxina (
T4 ), o principal produto secretor da glândula tireoide, é convertido em sua forma ativa, 3,5,3’-triiodotironina (
T3 ), em tecidos periféricos, particularmente no fígado e nos rins, através de um processo conhecido como
desiodação . A desiodação envolve a remoção de um átomo de iodo do anel externo de T4 para formar T3.
No fígado, a desiodação de T4 em T3 ocorre principalmente através da atividade da enzima
desiodinase tipo 2 (
D2 ), que está localizado principalmente no retículo endoplasmático das células do fígado. D2 catalisa a remoção do átomo de iodo na posição 5' do anel externo de T4.
Aqui está uma visão geral do processo:
1. Captação: O T4 é absorvido pelas células do fígado a partir da corrente sanguínea.
2. Vinculação: Dentro das células do fígado, o T4 se liga a proteínas de transporte específicas, como a globulina ligadora de tiroxina (TBG) e a transtirretina, que ajudam a estabilizá-lo e transportá-lo dentro da célula.
3. Desiodação: A enzima D2, localizada no retículo endoplasmático, catalisa a remoção do átomo de iodo da posição 5’ do anel externo do T4, convertendo-o em T3.
4. Lançamento: O T3 recém-formado é liberado das células do fígado para a corrente sanguínea, onde pode exercer seus efeitos biológicos nos tecidos-alvo de todo o corpo.
A conversão de T4 em T3 no fígado desempenha um papel crucial na regulação da atividade geral dos hormônios tireoidianos e do metabolismo no corpo.
Além da D2, existem outras enzimas desiodinases envolvidas no metabolismo dos hormônios tireoidianos, como a desiodase tipo 1 (D1) e a desiodinase tipo 3 (D3), mas sua presença e atividade no fígado são relativamente menos significativas em comparação com D2.