casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | O cancro do fígado

Por que ocorre a metástase?

A metástase é a disseminação de células cancerígenas do seu local primário para outras partes do corpo. É a principal causa de morte de pessoas com câncer.

Existem várias etapas envolvidas na metástase, incluindo:

- Invasão local: As células cancerígenas primeiro invadem o tecido circundante e destroem a arquitetura normal do órgão.


- Intravasação: As células cancerosas então entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático e viajam para outras partes do corpo


- Extravasamento: As células cancerígenas saem da corrente sanguínea ou do sistema linfático e invadem o tecido no novo local.


- Colonização: As células cancerígenas crescem e formam novos tumores no novo local.

A capacidade das células cancerígenas de metastatizarem depende de vários fatores, incluindo:

- O tipo de câncer: Alguns tipos de câncer têm maior probabilidade de metastatizar do que outros. Por exemplo, o câncer de mama, o câncer de pulmão e o câncer de cólon são conhecidos por serem altamente metastáticos.

- A localização do tumor primário: Os cânceres que ocorrem em órgãos próximos à corrente sanguínea ou ao sistema linfático têm maior probabilidade de metastatizar. Por exemplo, o câncer de pulmão tem maior probabilidade de metastatizar do que o câncer de cérebro.

- O estágio do câncer: Os cânceres diagnosticados em estágio inicial têm menos probabilidade de sofrer metástase do que os cânceres diagnosticados em estágio avançado.

- O sistema imunológico do indivíduo: Indivíduos com um sistema imunológico forte têm menos probabilidade de desenvolver metástases.

Os cientistas estão atualmente trabalhando para desenvolver novos tratamentos que possam prevenir ou tratar metástases. Alguns dos tratamentos mais promissores incluem:

- Terapia direcionada: Esses medicamentos funcionam bloqueando as proteínas específicas que permitem que as células cancerígenas cresçam e se espalhem. A terapia direcionada é frequentemente usada para tratar cânceres avançados.


- Imunoterapia: Esses medicamentos atuam aumentando a capacidade do sistema imunológico de reconhecer e destruir as células cancerígenas. A imunoterapia é frequentemente usada para tratar pacientes com cânceres avançados que não responderam a outros tratamentos.