casa | | Informação em Saúde > | câncer | O cancro do fígado
O que é um sal de fígado?
Os sais hepáticos, também conhecidos como sais biliares, são moléculas anfipáticas sintetizadas a partir do colesterol no fígado. Eles são armazenados na vesícula biliar e liberados no intestino delgado quando a gordura é consumida. Eles auxiliam na digestão e absorção das gorduras alimentares. Os sais hepáticos são sintetizados no fígado a partir do colesterol. O processo envolve várias etapas, incluindo a hidroxilação do colesterol, a conjugação com taurina ou glicina e a sulfatação. Os sais biliares resultantes são então transportados para a vesícula biliar, onde são armazenados e concentrados.
Quando a gordura é consumida, a vesícula biliar se contrai e libera sais biliares no intestino delgado. Os sais biliares emulsionam as gorduras alimentares, que as decompõem em gotículas menores que podem ser mais facilmente digeridas pelas enzimas. Os sais biliares também ajudam a absorver as gorduras alimentares nas células intestinais.
Depois que os sais biliares são usados para digerir e absorver as gorduras alimentares, eles são reabsorvidos pela corrente sanguínea e retornam ao fígado. Este processo é denominado circulação entero-hepática.
Os sais hepáticos são essenciais para a digestão e absorção das gorduras alimentares. Sem eles, não seríamos capazes de absorver adequadamente as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e outros nutrientes encontrados nas gorduras.