estar ciente de uma história de doenças hepáticas , como a hepatite , alcoolismo , cirrose ou exposição a toxinas que fazem você mais suscetível ao câncer de fígado .
2
os sintomas do câncer de fígado incluem a presença de um nódulo no abdômen superior direito , indicando um tumor, e hematomas ou inchaço sobre o corpo , que podem ser os sinais de insuficiência hepática . Estes sintomas exigem um exame físico completo
3
submetidos a testes sanguíneos. O hemograma completo ( CBC) pode ajudar a detectar anemia e infecções , e um painel de química do sangue (SMA) vai indicar o quão bem o fígado está funcionando. Um painel de hepatite também é recomendado.
4
Pergunte para exames radiológicos . A radiografia de tórax pode indicar a presença de um tumor de pulmão, que pode se espalhar para o fígado. A tomografia computadorizada detecta tumores hepáticos se eles são maiores que um centímetro , e um teste de ressonância magnética ( MRI) pode mostrar se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos circundantes.
5
O paciente é submetido a uma biópsia se algum destes testes indica a possibilidade de câncer de fígado. Uma agulha é injetada no órgão e que o médico retira amostras de tecido , que são testados para descartar ou confirmar a existência de câncer.