casa | | Informação em Saúde > | câncer | leucemia
Qual a vantagem de ser heterozigoto para o alelo falciforme?
Os heterozigotos para o alelo falciforme, também conhecidos como portadores, possuem uma cópia normal do gene da beta-globina e uma cópia do alelo falciforme. Embora eles próprios não tenham a doença falciforme, eles apresentam algumas vantagens.
Proteção contra a malária:Os glóbulos vermelhos em forma de foice em indivíduos heterozigotos têm uma vida útil mais curta e são menos hospitaleiros aos parasitas da malária. Como resultado, os heterozigotos têm um risco menor de infecção grave por malária e morte. Esta vantagem selectiva é particularmente evidente em regiões onde a malária é predominante, como partes de África e do Sudeste Asiático.
Afinidade equilibrada com o oxigênio:Os glóbulos vermelhos normais liberam oxigênio prontamente nos pulmões, mas podem reter o oxigênio com muita força nos tecidos, levando à redução do fornecimento de oxigênio. Já as hemácias em formato de foice liberam oxigênio com mais facilidade nos tecidos, compensando a diminuição da capacidade de transporte de oxigênio dos indivíduos heterozigotos. Essa afinidade equilibrada de oxigênio ajuda a manter o fornecimento adequado de oxigênio aos tecidos.
Melhor aptidão reprodutiva:Em áreas onde a malária é comum, os indivíduos heterozigóticos têm maiores probabilidades de sobrevivência e reprodução em comparação com indivíduos com duas cópias normais do gene da beta-globina. Isto ocorre porque os heterozigotos têm uma vantagem de sobrevivência contra a malária, o que aumenta o seu sucesso reprodutivo.
É importante notar que, embora ser portador heterozigoto do alelo falciforme ofereça algumas vantagens, não garante proteção completa contra a malária ou outras complicações de saúde. Além disso, os indivíduos com traço falciforme devem ainda tomar as precauções adequadas para prevenir a infecção pela malária e monitorizar a sua saúde regularmente.