casa | | Informação em Saúde > | câncer | leucemia
Uma criança é diagnosticada com leucemia linfocítica aguda e seus pais não conseguem entender por que a infecção é um grande problema quando a contagem de leucócitos é tão alta?
A contagem elevada de glóbulos brancos na leucemia linfocítica aguda (LLA) não é normal. A elevada contagem de leucócitos deve-se à proliferação anormal de linfócitos imaturos, que não são totalmente funcionais e não conseguem combater eficazmente a infecção. Num indivíduo saudável, uma contagem elevada de leucócitos, particularmente devido a um aumento de neutrófilos maduros, é uma resposta normal à infecção e ajuda a eliminá-la.
Na LLA, os linfócitos imaturos (também conhecidos como linfoblastos) são incapazes de se diferenciar em células maduras que combatem infecções, como neutrófilos e monócitos. Como resultado, mesmo que a contagem de leucócitos possa ser elevada, a capacidade do corpo de responder e combater infecções fica comprometida. Isso pode tornar a criança mais suscetível a infecções, incluindo infecções bacterianas, virais e fúngicas.
Portanto, apesar de ter uma contagem elevada de leucócitos, uma criança com LLA ainda pode apresentar infecções recorrentes e graves devido à função prejudicada do seu sistema imunológico devido aos linfoblastos anormais.