casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | leucemia

Como os glóbulos vermelhos se reproduzem?

Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos, não se reproduzem. Eles são produzidos na medula óssea por meio de um processo denominado hematopoiese, onde também são produzidos outros tipos de células sanguíneas, como glóbulos brancos e plaquetas.

As células-tronco hematopoiéticas na medula óssea diferenciam-se e amadurecem em glóbulos vermelhos através de vários estágios, incluindo:

1. Hemocitoblastos: Estas são as primeiras células-tronco que podem se transformar em todos os tipos de células sanguíneas.

2. Progenitores mieloides comuns (CMP): Estas são células-tronco que podem se transformar em células mieloides, incluindo glóbulos vermelhos, plaquetas e alguns tipos de glóbulos brancos.

3. Progenitores megacariócitos-eritroides (MEP): Estas são células-tronco especializadas que podem se transformar em glóbulos vermelhos ou megacariócitos (que produzem plaquetas).

4. Progenitores eritróides (EryP): Estas células estão empenhadas em se tornar glóbulos vermelhos e passam por uma série de etapas de maturação, incluindo:

- Proeritroblastos: Estes são precursores de glóbulos vermelhos em estágio inicial que começam a produzir hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos.
- Eritroblastos: Os eritroblastos amadurecem ainda mais e sintetizam mais hemoglobina. Eles também começam a perder seus núcleos e outras organelas para se tornarem mais eficientes no transporte de oxigênio.
- Reticulócitos: Os reticulócitos são glóbulos vermelhos imaturos que ainda contêm restos de organelas celulares. Eles são liberados da medula óssea para a corrente sanguínea e continuam a amadurecer por cerca de um dia antes de se tornarem glóbulos vermelhos totalmente funcionais.

5. Glóbulos vermelhos: Os glóbulos vermelhos maduros circulam na corrente sanguínea por aproximadamente 120 dias antes de se decomporem e serem removidos da circulação pelo baço e pelo fígado.

Depois que os glóbulos vermelhos amadurecem, eles não se dividem nem se reproduzem mais. Em vez disso, novos glóbulos vermelhos são produzidos continuamente na medula óssea para manter um fornecimento constante e substituir glóbulos vermelhos velhos ou danificados.