casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | leucemia

O que são doenças mielodisplásicas ou mieloproliferativas?

Doenças mielodisplásicas ou mieloproliferativas (MDS/MPDs) são um grupo de cânceres incomuns que afetam a medula óssea. Eles ocorrem quando a medula óssea não produz células sanguíneas saudáveis ​​​​em quantidade suficiente. Isso pode causar anemia, fadiga, fraqueza e outros sintomas.

MDS/MPDs são divididos em duas categorias principais:

Síndromes mielodisplásicas (SMD) são caracterizados por uma diminuição no número de um ou mais tipos de células sanguíneas. Isso pode levar à anemia, neutropenia ou trombocitopenia.

Neoplasias mieloproliferativas (NMP) são caracterizados por uma superprodução de um ou mais tipos de células sanguíneas. Isso pode levar à policitemia vera, trombocitemia essencial ou leucemia mieloide crônica.

SMD/MPDs são cânceres raros, mas podem ser graves. O prognóstico para MDS/MPDs depende do tipo de doença, do estágio da doença e da saúde geral do paciente.

Existem vários tratamentos para MDS/MPDs, incluindo:

Quimioterapia: Os medicamentos quimioterápicos matam as células cancerígenas.
Radioterapia: A radioterapia usa raios X de alta energia para matar células cancerígenas.
Terapia direcionada: Os medicamentos terapêuticos direcionados atacam proteínas específicas que estão envolvidas no crescimento e disseminação das células cancerígenas.
Transplante de células-tronco: Um transplante de células-tronco é um procedimento no qual células-tronco saudáveis ​​são transplantadas para o corpo do paciente para substituir as células-tronco doentes.
Cuidados de suporte: Medidas de cuidados de suporte podem ajudar a aliviar os sintomas de SMD/DMP e melhorar a qualidade de vida do paciente.

As perspectivas para as pessoas com SMD/MPD dependem do tipo de doença, do estágio da doença e da saúde geral do paciente. Com tratamento, muitas pessoas com SMD/DMP podem viver vidas longas e produtivas.