casa | | Informação em Saúde > | câncer | leucemia
O que é policistício?
Doença renal policística (PKD) é uma condição genética que causa o crescimento de múltiplos cistos nos rins. Esses cistos são bolsas cheias de líquido que podem aumentar com o tempo e interferir na função renal.
A DRP é a doença renal hereditária mais comum, afetando aproximadamente 1 em cada 500 pessoas em todo o mundo. É mais comum em homens do que em mulheres e geralmente se desenvolve na idade adulta.
Existem dois tipos principais de PKD:
*
PKD autossômica dominante (ADPKD) é o tipo mais comum de PKD, representando cerca de 90% dos casos. ADPKD é causada por uma mutação no gene PKD1 ou PKD2.
*
PKD autossômica recessiva (ARPKD) é um tipo menos comum de PKD, representando cerca de 10% dos casos. ARPKD é causada por uma mutação no gene PKHD1.
Sintomas de doença renal policística A PKD pode causar uma variedade de sintomas, incluindo:
* Pressão alta
* Dor nas costas
* Dor nos rins
* Infecções do trato urinário
* Pedras nos rins
* Anemia
* Fadiga
* Náuseas e vômitos
* Perda de peso
Diagnóstico de PKD A PKD é diagnosticada com base nos sintomas, histórico familiar e exames de imagem da pessoa. Os testes de imagem que podem ser usados para diagnosticar PKD incluem:
* Ultrassonografias
* Tomografias computadorizadas
* ressonâncias magnéticas
Tratamento para PKD Não há cura para a PKD, mas o tratamento pode ajudar a retardar a progressão da doença e controlar os sintomas. As opções de tratamento para PKD incluem:
* Medicamentos para baixar a pressão arterial
* Medicamentos para reduzir o risco de pedras nos rins
* Mudanças na dieta
* Exercício
* Diálise
*Transplante de rim
Prognóstico para PKD O prognóstico da PKD varia dependendo da gravidade da doença e da saúde geral do indivíduo. A maioria das pessoas com PKD vive uma vida plena e ativa. No entanto, algumas pessoas com PKD podem eventualmente desenvolver insuficiência renal e necessitar de diálise ou transplante renal.